Tex Avery – O mestre da era de ouro dos desenhos animados

Frederick Bean Avery ou simplesmente “Tex Avery”, talvez você não conheça este nome, mas saiba que este gênio do humor e animação fez parte da infância de muitas gerações, inclusive da sua. Seu trabalho e influência podem ser comparadas ao de Walt Disney.

Tex foi um diretor cinematográfico, animador, cartunista e dublador estadunidense, famoso por produzir desenhos animados durante a Era de Ouro da animação americana. A maior parte de sua obra foi produzida nos estúdios Warner Bros e Metro-Goldwyn-Mayer, criando os personagens Pernalonga, Patolino, Droopy, Esquilo Maluco, e ajudando no desenvolvimento de Gaguinho e Picolino (este último para o Walter Lantz Studio). Sua influência pode ser encontrada em quase todos os desenhos produzidos nas décadas de 1940 e 1950.

O estilo de Avery quebrou o padrão de realismo estabelecido por Walt Disney e encorajou os animadores a ampliar os limites da animação, permitindo fazer coisas em um desenho animado que não seriam possíveis no mundo de um filme em live-action. Uma frase de Avery frequentemente citada é que “Num desenho animado você pode fazer tudo,” sendo justamente isso o que seus desenhos faziam. Ele também era conhecido pelo seu estilo característico de dublagem.

Fique agora com um mini documentário e se surpreenda com a grande influência que este mestre teve na cultura pop através dos anos.

Tudo fica melhor com o Batman, inclusive esses 20 filmes:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *